A posição da FEUP no mapa das atividades de pesquisa científica, desenvolvimento e inovação é reforçada não só pelas redes internacionais de que faz parte, como também por toda a envolvente da sua localização, o Campus da Asprela. Neste Campus onde 60 mil pessoas trabalham em ciência e tecnologia, encontra-se também instalado o Pólo Tecnológico do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), que dá suporte a mais de 35 empresas inovadoras.
Para além de outras faculdades da U.Porto, universidades e politécnicos, o Campus da Asprela alberga ainda um hospital central e um instituto de oncologia. Conta também com a presença de laboratórios de empresas dispostas a investir em inovação, assim como de reconhecidos institutos de investigação nacionais e internacionais. São inúmeros os projetos que demonstram a capacidade da FEUP em fazer inovação conjunta com institutos de interface como o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC TEC), o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) e o Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), entre outros. Já o Instituto Fraunhoffer decidiu mesmo instalar no Campus da Asprela o Centro de Pesquisa para Soluções de Comunicação e Informação Assitivas (AICOS).
Empresas como a CIN, a Sonae Indústria e a Efacec investem aqui em laboratórios onde se procura desenvolver ideias inovadoras. Também a IBM optou por instalar na FEUP o seu único Centro de Estudos Avançados (CAS) em Portugal, orientado para a investigação aplicada na Engenharia, Gestão e Ciência dos Serviços – Soluções para Smart Cities.
O Campus da Asprela é um espaço eminentemente tecnológico, em que a forte presença das engenharias, das ciências da saúde e do empreendedorismo se revela altamente propícia ao processo de inovação.